quarta-feira, 14 de maio de 2008

pensamentos pós-laborais...


Hello!!

Recentemente estive de férias na minha tão adorada Suiça, que ao mesmo tempo é o país no qual cresci e permaneci até ao meus 17 anos. Passados 6 anos, finalmente, voltei lá. Fiquei surpresa, aparentemente estava tudo igual, mas convivendo com o passar dos dias apercebi-me da enorme mudança que tinha surgido, uma verdadeira revolução.
Para quem já esteve lá, deve ter notado em primeiro lugar o quanto são asseados, nem uma pontinha de lixo se vê no chão, compreensível visto que se apanha multa caso um polícia veja que se está a jogar uma simples beata para o chão. Seguindo percurso, as pessoas são muito extravagantes, muita cor ou muito preto, cada um tem a sua personalidade e forma de vestir, confesso que já não estava habituada a ver um grupo de adolescentes que não estivessem todos vestidos de igual. Mas tentando uma aproximação dos habitantes, nota-se a sua frieza implacável. Apesar de em vez de darem 2 beijinhos darem 3 quando se cumprimentam, caso não conheçam a pessoa esticam a mão e rasgam um olá com um sorriso amarelo. Consegue-se assim perceber de imediato se alguém gosta de nós ou não, se no final da noite, com uns copos a mais ainda esticar a mão, certamente não é bom sinal. No entanto se gostaram, é beijos e abraços que nunca mais acaba.
Uma das coisas que também já não estava habituada, e confesso que foi no mínimo constrangedor, é jantar as 19h e sair as 20h para a noitada, a mesma que tem o seu fim contado lá por volta das 3 da manhã, regado com muita bebida e não perdoando que não se beba.
Em relação aos comportamentos é uma viragem de 180 graus em relação a Portugal. Obviamente existem raparigas que usam roupa muito reduzida e se comportam como cadelas com o cio, mas no geral atacam pelas costas, fazem-se de difíceis e quando o rapaz está quase a desistir é arrastado para um qualquer canto. Incrível.

Aconselho a todos que quando viagarem e tiverem oportunidade de partilhar momentos com os habitantes locais, estejam atentos aos comportamentos e a simples gestos e palavras proferidas pelos mesmos, é incrível como 2 horas de viagem podem mudar tanta coisa a nível de comportamento.

Kiss

MM

Sem comentários: